segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DUAS TRAJETÓRIAS DISTINTAS

Bom pessoal, eleições ai e temos dois candidatos que formam o bloco do governo a da continuação e o da oposição. Claro que temos outras alternativas como Marina, Cristóvam Buarque e Ciro Gomes (que não deixam de serem candidatos governistas:
Marina - Ex-ministra de Lula, Ex-PT e agora PV=base aliada;

Cristóvam Ex-ministro de Lula, Ex-PT e agora PDT=base aliada;

Ciro Ex-ministro de Lula e PSB=base aliada.).

Mas, enfim temos que entender um pouco este processo.

Abaixo está um artigo de Emir Sader, um dos mais renomados intelectuais brasileiro:

"Em que mãos você gostaria que estivesse o Brasil? Qual o verdadeiro diploma que cada um tem e que conta para construir um país justo, soberano e humanista?
Nas horas mais difíceis se revela a personalidade – as forças e as fraquezas – de cada um. Os franceses puderam fazer esse teste quando foram invadidos e tinham que se decidir entre compactuar com o governo capitulacionsista de Vichy ou participar da resistência. Os italianos podiam optar entre participar da resistência clandestina ou aderir ao regime fascista. Os alemães perguntam a seus pais onde estavam no momento do nazismo.
No Brasil também, na hora negra da ditadura militar, formos todos testados na nossa firmeza na decisão de lutar contra a ditadura, entre aderir ao regime surgido do golpe, tentar ficar alheios a todas as brutalidades que sucediam ou somar-se à resistência. Poderíamos olhar para trás, para saber onde estava cada um naquele período.
Dois personagens que aparecem como pré-candidatos à presidência são casos opostos de comportamento e daí podemos julgar seu caráter, exatamente no momento mais difícil, quando não era possível esconder seus comportamentos, sua personalidade, sua coragem para enfrentar dificuldades, seus valores.
José Serra era dirigente estudantil, tinha sido presidente do Grêmio Politécnico, da Escola de Engenharia da USP. Já com aquela ânsia de poder que seguiu caracterizando-o por toda a vida, brigou duramente até conseguir ser presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo e, com os mesmos meios de não se deter diante de nada, chegou a ser presidente da UNE.
Com esse cargo participou do comício da Central do Brasil, em março de 1964, poucas semanas antes do golpe. Nesse evento, foi mais radical do que todos os que discursaram, não apenas de Jango, mas de Miguel Arraes e mesmo de Leonel Brizola.
No dia do golpe, poucos dias depois, da mesma forma que as outras organizações de massa, a UNE, por seu presidente, decretou greve geral. Esperava-se que iria comandar o processo de resistência estudantil, a partir do cargo pelo qual havia lutado tanto e para o qual havia sido eleito.
No entanto, Serra saiu do Brasil no primeiro grupo de pessoas que abandonou o país. Deixou abandonada a UNE, abandonou a luta de resistência dos estudantes contra a ditadura, abandonou o cargo para o qual tinha sido eleito pelos estudantes. Essa a atitude de Serra diante da primeira adversidade.
Por isso sua biografia só menciona que foi presidente da UNE, mas nunca diz que não concluiu o mandato, abandonou a UNE e os estudantes brasileiros. Nunca se pronunciou sobre esse episódio vergonhoso da sua vida.
Os estudantes brasileiros foram em frente, rapidamente se reorganizaram e protagonizaram, a parir de 1965, o primeiro grande ciclo de mobilizações populares de resistência à ditadura, enquanto Serra vivia no exílio, longe da luta dos estudantes. Ficou claro o caráter de Serra, que só voltou ao Brasil quando já havia condições de trabalho legal da oposição, sem maiores riscos.
Outra personalidade que aparece como pré-candidata à presidência também teve que reagir diante das circunstâncias do golpe militar e da ditadura. Dilma Rousseff, estudante mineira, fez outra escolha. Optou por ficar no Brasil e participar ativamente da resistência à ditadura, primeiro das mobilizações estudantis, depois das organizações clandestinas, que buscavam criar as condições para uma luta armada contra a ditadura militar. No episódio da comissão do Senado em que ela foi questionada por ter assumido que tinha dito mentido durante a ditadura – por um senador da direita, aliado dos tucanos de Serra -, Dilma mostrou todo o seu caráter, o mesmo com que tinha atuado na clandestinidade e resistido duramente às torturas. Disse que mentiu diante das torturas que sofreu, disse que o senador não tem idéia como é duro sofrer as torturas e mentir para salvar aos companheiros. Que se orgulha de ter se comportado dessa maneira, que na ditadura não há verdade, só mentira. Que ela o senador da base tucano-demo estavam em lados opostos: ela do lado da resistência democrática, ele do lado da ditadura, do regime de terror, que seqüestrada, desaparecia, fuzilava, torturava.
Dilma lutou na clandestinidade contra a ditadura, nessa luta foi presa, torturada , condenada, ficando detida quatro anos. Saiu para retomar a luta nas novas condições que a resistência à ditadura colocava. Entrou para o PDT de Brizola, mais tarde ingressou no PT, onde participou como secretária do governo do Rio Grande do Sul. Posteriormente foi Ministra de Minas e Energia e Ministra-chefe da Casa Civil.
Essa trajetória, em particular aquela nas condições mais difíceis, é o grande diploma de Dilma: a dignidade, a firmeza, a coerência, para realizar os ideais que assume como seus. Quem pode revelar sua trajetória com transparência e quem tem que esconder momentos fundamentais da sua vida, porque vividos nas circunstâncias mais difíceis?" Emir Sader.


Bom, o que dizer?

Preciso falar mais alguma coisa?

Porém como disse no começo existem mais de duas candidaturas, porém no Brasil temos segundo turno e por isso precisamos estar atentos ao que vamos decidir!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ENEM e CONAE

Fico cada vez mais impressionado como as coisas se agendam para a mesma data.

Olhem só a minha agenda para os dias 3 e 4 de outubro:

03/10

9h- Conferência Nacional de Educação- Etapa Estadual. O DIA INTEIRO.
13h- Esame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mega importante.

04/10

9h- CONAE- Estadual. DIA INTEIRO
13h- ENEM- IMPORTANTE.

O que eu faço, qual escolher? Os dois, impossível. Mas posso dar um pulinho aqui outro lá. ehauehuaheuahu. vamos ver no que dá isso, espero que dê tudo certo.

Da próxima vez vou dizer aos organizadores que sempre combinam nos bastidores, erhauaehu!

Palestras FUVEST na USP

O Ciclo de Palestras de Livros da FUVEST é uma iniciativa dos estudantes de Letras da USP com o apoio do Centro Acadêmico.Professores renomados da Universidade são os palestrantes e, para além da palestra sobre os livros, é feito um debate político sobre a universidade e sobre a barreira do vestibular.Divulgem esta atividade e participem!Juliana

Nossa luta é para além dos muros!
Em 2007, durante a ocupação da reitoria da USP, estudantes de Letras da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) organizaram – como atividade de greve – um ciclo de palestras sobre os livros cobrados no vestibular da FUVEST. A idéia inicial era unir vestibulandos – em especial aqueles ligados a cursinhos populares – ao ambiente universitário e fazer com eles um debate aberto sobre a universidade pública e seus (des)caminhos.
Dois anos se passaram e chegamos ao terceiro ciclo de palestras. Não há muito que o comemorar. Num movimento inversamente proporcional, em 2009 quem ocupou as ruas e reitoria de nossa universidade foi a Polícia Militar. Se há dois anos atrás vivíamos num clima democrático e de intenso debate político, hoje o cheiro do gás de pimenta e os estouros da bombas de efeito moral ainda pululam as mentes dos presentes no fatídico 9 de Junho.
Debater a universidade pública se faz mais importante do que nunca.
Dificuldades não faltam. A burocracia acadêmica se recusa a ceder um de seus auditórios ou anfiteatros, o evento todo é custeado por estudantes e a comissão organizadora é bem pequena se comparada ao tamanho do evento.
O esforço necessário para construção do evento é hercúleo se avaliarmos nossa força e paradoxalmente diminuto se pensarmos na responsabilidade social que nossa universidade deveria ter.
Portanto, não o convidamos simplesmente para assistir palestras sobre livros canônicos que poderão o ajudar a passar no vestibular. Apesar de propiciar um ótimo momento para o vestibulando entrar em contato com o ambiente acadêmico, não é disso – ou somente disso – que se trata o ciclo.
É a hora e vez de debatermos o caráter público de nossa universidade. Para quê e a quem serve? Mais do que isso, colocar em questão assuntos outros que concernem à realidade de todos, por isso o ciclo será acompanhado de uma série de debates que abordarão não só a universidade, como também educação pública, políticas de ação afirmativa e movimentos sociais.
Pensamos as atividades semanalmente, em dias alternados, para que os cursinhos pudessem se organizar e assistir todas palestras, assim como pensamos em começar toda atividade às 18h para que os vestibulandos trabalhadores possam chegar a tempo.
Começaremos nessa sexta (25) com o livro “Autor da barca do inferno” e uma breve mesa de apresentação.Será no núcleo de Consciência Negra da USP.
para maiores informações acessar http://palestrasfuvest.wordpress.com/

Lula recebe prêmio nos EUA


Em reconhecimento por sua luta pela democracia e pela justiça social e por seu papel fundamental na transformação política e ecônomica do Brasil e da América Latina, o presidente Lula recebeu na noite desta segunda-feira o prêmio Woodrow Wilson por Serviço Público, oferecido pelo Centro Internacional Woodrow Wilson para Acadêmicos.
Em discurso na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Hotel Waldorf Astoria, em Nova York (EUA), Lula afirmou que o Brasil tem responsabilidade com os vizinhos sulamericanos em condições mais desfavoráveis, assim como os Estados Unidos têm com países vizinhos e aliados políticos e econômicos. O presidente brasileiro voltou a enfatizar a boa saúde da economia brasileira e afirmou que 2010 será um ano “extramamente promissor”.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Juventude em ação!

Estamos em um ano cheio de atividades e eventos para a Juventude!

Tivemos as Conferências da Criança e do Adolescente nas etapas municipais, agora estamos nas estapas estaduais; A Conferência livre de juventude e Segurança Pública, Conferência Nacional Livre de juventude e Comunicação, A Conferência Nacional de Educação, a Conferência de Comunicação, Eleição para o Conselho Muncipal de Juventude de São Paulo, 51° Congresso da União Nacional dos Estudantes, vamos ter o 38° Congresso Nacional dos Estudantes Secundaristas e muito mais.

Nossa quanta coisa, né?!

Mas vamos construindo aos poucos nossa intervenção, vamos mostrando de que podemos fazer política sim, podemos falar e expressar o que pensamos.
Dizem que somos o futuro, mas somos o presente, o agora!

É isso ae juventude, bora que bora: Nossa missão é revolucionar o mundo!

Fabrício Paz

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Repaginada!

Bom pessoal era necessário repaginar o blog. Seu layout, sua filosofia e seu contexto. Por isso a partir do hoje esse novo visul reflete um pouco do momento do que estou vivendo. Momento de mudança, de evolução, que a cada dia passamos e vivenciamos.

Por isso foi necessária esta mudança no Blog.

A partir de hoje os temas serão mais transversais, com a cara da juventude que tem como forma de fazer sua ousadia. Os temas que serão discutidos aqui:

Relações Humanas;
Filosofia;
Sociologia;
Temas sociais;
Vestibular;
Direito;
Política nacional e Internarcional;
Atualidades e Juventude!

É isso aí galera, convido a todos a estarem visitando este blog repaginado que será o Sonhos Valem uma vida!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Por uma UBES mais “ECOconsciente”

Liliane Oliveira

O sistema capitalista induz e condiciona as/os estudante e a sociedade como um todo ao consumo desenfreado de bens industrializados, e que para sua produção estão acabando com recursos naturais do Planeta Terra, planeta este que Habitamos. O desenvolvimento segue um modelo predatório, que só contribui com as desigualdades sociais, má distribuição de riquezas, que resulta na carência de alimentos, de trabalho, renda, e saúde para maioria da população. Nós estudantes não podemos permitir que isso continue acontecendo, devemos assumir o compromisso com a preservação de nossas vidas e das gerações futuras de uma forma participativa e sustentável.

“Morrendo de Sede”

As reservas de água doce estão cada vez mais restritas em nosso planeta, e este precioso líquido apesar de ser coletivo está concentrado nas mãos de poucos. A poluição de nascentes, criação de represas para produção de energia elétrica, privatização de aqüíferos e o desmatamento de matas, nos deixam uma situação futura muito grave e preocupante. Devemos encarar o problema da escassez da água como um problema de todas e todos. Precisamos fazer a Mudança imediata dos conceitos de uso e direito sobre as águas.

Afogando no consumo”

Todos os anos nós seres humanos, brasileiras e brasileiros produzimos 88 milhões de toneladas de lixo por ano, cerca de 440 quilos por habitante, que é resultado da falta de educação ambiental da população, lixo este que causa enchentes, dentre tantos outros problemas que atingem em sua maioria a parte mais vulnerável da população. Uma das possíveis soluções para este problema é implantar e assumir a “Cultura dos 3R´s:

• Reduzir, com a coleta seletiva, podemos reduzir a poluição e proporcionar a economia de nossos recursos naturais.

• Reutilizar, é possível reduzir a zero a geração de resíduos. Muito do que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, potes de vidro e caixas de papelão que podem ser úteis para indústrias de reciclagem, e nossos restos de comida que podem servir como adubo ( compostagem)em hortas , canteiros e jardins.

• Reciclar, este “R”significa a economia de matéria prima. Vidro, Papel, plástico e metal que representam , em média 50% dos lixos que vão para os aterros, sem falar que ela representa também uma forma de geração de renda através da comercialização dos materiais..


“Os sem florestas”

Nossa florestas estão sendo destruídas na velocidade de “formula 1” , as indústrias se aproveitam cada vez mais, e mais, e mais. Chega nosso frágil ecossistema florestal não suportará, com ele perderemos comunidades inteiras de plantas e animais com espécies ainda não conhecidas pelo ser humano.Os países desenvolvidos que são os maiores consumidores de madeira, já acabaram com suas matas nativas e florestas.

Nós estudantes não podemos permitir que este modelo de desenvolvimento que está mais do que fracassado acabe com um patrimônio que é de todas e todos, para garantir lucro e dinheiros à alguns, temos que fomentar ações agora, hoje, para acabar com o desmatamento e garantir que continuemos a respirar.

“Vocês não sabem como reparar os buracos na camada de ozônio.

Vocês não sabem como salvar os peixes das águas poluídas

Vocês não podem ressuscitar os animais extintos e Vocês não podem

recuperar as florestas que um dia existiram onde hoje é deserto.

Se vocês não podem recuperar nada disso, então, por favor, parem de

destruir.”(Manifesto de crianças – Eco 92)

Liliane Oliveira é Vice Presidente da UMES - Suzano - SP e Diretora de Grêmios da UPES - SP