terça-feira, 8 de setembro de 2009

Por uma UBES mais “ECOconsciente”

Liliane Oliveira

O sistema capitalista induz e condiciona as/os estudante e a sociedade como um todo ao consumo desenfreado de bens industrializados, e que para sua produção estão acabando com recursos naturais do Planeta Terra, planeta este que Habitamos. O desenvolvimento segue um modelo predatório, que só contribui com as desigualdades sociais, má distribuição de riquezas, que resulta na carência de alimentos, de trabalho, renda, e saúde para maioria da população. Nós estudantes não podemos permitir que isso continue acontecendo, devemos assumir o compromisso com a preservação de nossas vidas e das gerações futuras de uma forma participativa e sustentável.

“Morrendo de Sede”

As reservas de água doce estão cada vez mais restritas em nosso planeta, e este precioso líquido apesar de ser coletivo está concentrado nas mãos de poucos. A poluição de nascentes, criação de represas para produção de energia elétrica, privatização de aqüíferos e o desmatamento de matas, nos deixam uma situação futura muito grave e preocupante. Devemos encarar o problema da escassez da água como um problema de todas e todos. Precisamos fazer a Mudança imediata dos conceitos de uso e direito sobre as águas.

Afogando no consumo”

Todos os anos nós seres humanos, brasileiras e brasileiros produzimos 88 milhões de toneladas de lixo por ano, cerca de 440 quilos por habitante, que é resultado da falta de educação ambiental da população, lixo este que causa enchentes, dentre tantos outros problemas que atingem em sua maioria a parte mais vulnerável da população. Uma das possíveis soluções para este problema é implantar e assumir a “Cultura dos 3R´s:

• Reduzir, com a coleta seletiva, podemos reduzir a poluição e proporcionar a economia de nossos recursos naturais.

• Reutilizar, é possível reduzir a zero a geração de resíduos. Muito do que jogamos no lixo pode ser reaproveitado, potes de vidro e caixas de papelão que podem ser úteis para indústrias de reciclagem, e nossos restos de comida que podem servir como adubo ( compostagem)em hortas , canteiros e jardins.

• Reciclar, este “R”significa a economia de matéria prima. Vidro, Papel, plástico e metal que representam , em média 50% dos lixos que vão para os aterros, sem falar que ela representa também uma forma de geração de renda através da comercialização dos materiais..


“Os sem florestas”

Nossa florestas estão sendo destruídas na velocidade de “formula 1” , as indústrias se aproveitam cada vez mais, e mais, e mais. Chega nosso frágil ecossistema florestal não suportará, com ele perderemos comunidades inteiras de plantas e animais com espécies ainda não conhecidas pelo ser humano.Os países desenvolvidos que são os maiores consumidores de madeira, já acabaram com suas matas nativas e florestas.

Nós estudantes não podemos permitir que este modelo de desenvolvimento que está mais do que fracassado acabe com um patrimônio que é de todas e todos, para garantir lucro e dinheiros à alguns, temos que fomentar ações agora, hoje, para acabar com o desmatamento e garantir que continuemos a respirar.

“Vocês não sabem como reparar os buracos na camada de ozônio.

Vocês não sabem como salvar os peixes das águas poluídas

Vocês não podem ressuscitar os animais extintos e Vocês não podem

recuperar as florestas que um dia existiram onde hoje é deserto.

Se vocês não podem recuperar nada disso, então, por favor, parem de

destruir.”(Manifesto de crianças – Eco 92)

Liliane Oliveira é Vice Presidente da UMES - Suzano - SP e Diretora de Grêmios da UPES - SP

Nenhum comentário: