sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Muitas idéias

Bom, hoje embarco para Araraquara...

Estou com muitas idéias na cabeça... Lembrando que hoje ocorreu a 1ª reunião do Conselho Municipal de Juventude com a pauta sobre o Regimento Interno e calendário das reuniões.

A próxima reunião será no dia 12/11 às 10h na Secretaria Municipal de Participação e Parcerias. Eu não estarei, infelizmente, pois assumi compromissos em Brasília, mas tenho certeza que meu suplente irá me representar.

Bem, mas voltando às idéias. Quero este ano me organizar, colocar minha agenda para funcionar e construir um amplo movimento de adolescentes com meus amigos de todo o Brasil. Cabe colocar os nomes: Guilherme de SC, Joice de RO, Fran do RN, Tha da BA, Thaylisson de MG, Yago do RJ, Carol do RS, Cleiton do PR, todos de norte a sul deste país eu quero todos comigo. Todos juntos no movimento Guardiões do ECA!

Galera tem tanta coisa que quero postar, mas o tempo é curto e tenho ainda que twittar!!

Valeu!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Com ciúme da Rio 2016, Serra promove campeonato de amarelinha em SP

A escolha do Rio para a sede das olimpíadas trouxe grandes transtornos à “gente bonita” do partido cleptotucano paulista. Já indignados com a vitória da decadente e anti-tucana ex-capital federal, desesperaram-se ao ver o analfabeto sem classe Lula e sua ministra e candidata Dilma aparecerem na televisão dando entrevistas e colhendo os louros. FHC pediu seus sais, Tasso correu para seu jatinho para fazer reuniões com seus parceiros comerciais para tentar lucrar algum, Alvaro Dias e José Agripino olharam-se entre lágrimas e deram-se as mãos buscando consolo mútuo no plenário do Senado.

O criador do esporte foi proibido por Serra de participar da cerimônia de anúncio
Mas o Grande Líder da Locomotiva da Nação, o Presidente de Nascença José Serra, resolveu o problema da auto-estima tucana de uma só de suas sábias e corajosas decisões: neste sábado fará anúncio, em cadeia nacional pelo JN, da realização do Primeiro Campeonato Mundial de Amarelinha, em São Paulo.
O Mais Preparado dos Brasileiros demonstrou toda sua capacidade de articulação internacional em uma reunião de emergência com o Comitê de Amarelinha da Lapa, Higienópolis, Tatuapé e Ipiranga (CALAHTI). Os membros do Comitê, consternados com a malaise tucana, aprovaram por unanimidade a promoção do magnífico evento esportivo na Capital de Facto da nação. Foi vital para a decisão o discurso do Presidente do CALAHTI, Roberto Freire, cujo entusiasmo visível foi fortalecido pela oferta de mais uma vaguinha em um conselho de administração de uma estatal paulista.

Pista de amarelinha implantada em escola paulista por consultoria educacional tucana.
O Secretário Estadual da Microsoft, Paulo Renato, anunciou imediatamente a contratação de uma associação de educadoras tucanas para a implantação de pistas de amarelinha em todas as escolas do Estado. De acordo com modernos preceitos pedagógicos, a amarelinha proposta pelas educadoras tucanas não tem inferno como ponto de partida e céu como ponto de chegada. Em seu lugar utilizam-se as palavras Brasil e São Paulo, respectivamente.
Questionado sobre o fato de se colocar a amarelinha na parede (veja foto ao lado), o que impede que as crianças pulem, o Secretário disse que as crianças pobres é que são burras por não saber usar o maravilhoso equipamento concebido pelas educadoras tucanas.
A iniciativa do Maior de Todos os Brasileiros contou com imediata adesão mundial. Já anunciaram apoio e participação no evento:
Federação Venezuelana Antichavista de Amarelinha
Associação Curitibana de Amarelinha
Federação de Amarelinha do RS
Federação de Amarelinha do Jardim Europa
Federação de Amarelinha de Tegucigalpa
Confederação Colombiana de Amarelinha
Clube Paineiras do Morumbi
Club Athetico Paulistano
Com relação aos investimentos, o Futuro Maior Presidente da Nação informou que na próxima semana serão iniciadas as obras do Estádio Mário Covas de Amarelinha, do Centro Mário Covas de Treinamento de Amarelinha e da Vila Amarelinha Mário Covas. Uma nova rodovia, a Rodovia da Amarelinha Mário Covas será construída ligando as três majestosas instalações. Imediatamente após tomar a decisão, o governador começou a reclamar do governo federal sobre a demora para a liberação dos recursos para a construção.

Projeto do Estádio de Amarelinha a ser construído
Mas a grande revelação foi deixada para o final da cerimônia, trazendo clímax e fazendo a platéia exultar com tanta competência: o Economista de Ouro anunciou que o Campeonato Mundial de Amarelinha trará uma inovação: pela primeira vez na história, haverá pedágio na pista de amarelinha. Assim, os atletas participantes deverão, a cada 2 casas da amarelinha, pagar um pedágio de R$ 17,80. A empresa Tejofran já foi contratada para administrar esse pedágio, através de um aditamento do contrato de limpeza do Palácio dos Bandeirantes. O recurso arrecadado com o pedágio será utilizado para financiar a campanha de publicidade para a proibição do filme Salve Geral.
Comentário da Tia Carmela: o Zezinho sempre gostou de amarelinha. Lembro que quando ele era bem menino, na Móoca, ele ficava brincando de amarelinha com a Martinha, filha da dona Rita de Cássia, que era vizinha deles. Ele costumava chamar o Reinaldinho Cabeção, o amiguinho puxa-saco que ele tinha, para brincar com eles. Mas na verdade o Reinaldinho Cabeção mal brincava: a tarefa dele era fazer uma medalha com fita verde-amarela e uma tampinha de garrafa e colocar no peito do Zezinho, dizendo que ele tinha sido campeão, mesmo quando era a Martinha quem ganhava. Depois o Reinaldinho Cabeção escrevia nas paredes da rua: Zezinho, Campeão de Amarelinha.

Furo de reportagem: Serra vai transpor as águas do rio Tietê

reprodução do Tia Carmélia

É a resposta enérgica de Zé Pedágio à triunfal viagem do Presidente Lula ao rio São Francisco.
Nova obra de Serra, a transposição do rio Tietê
Enciumado com a repercussão da visita do usurpador da presidência da república às obras de transposição do rio S. Francisco, o Mais Preparado dos Gênios Nacionais, o governador Zezinho, resolveu anunciar uma obra mais espetacular, que mudará a geografia da cidade de S. Paulo e, por consequência, de todo o Brasil: a transposição do Rio Tietê.
Em reunião ministerial de seu secretariado, o Mais Economista dos Economistas anunciou sua sapientíssima decisão. Após cinco minutos de aplauso, um momento de estupefação: um de seus assessores informou que essa obra já havia sido realizada há mais de 80 anos. O Mais Preparado dos Filhos da Terra reagiu, revoltado:
- Como assim? Você está louco? Eu acabo de ter esta idéia! E só eu poderia tê-la!!!
- Mas, ó Grande Governador deste Estado-Locomotiva, uma transposição do Tietê foi realmente feita pela Light,nos anos 20. Funciona assim: o curso do rio pinheiros, afluente do Tietê, foi canalizado e é invertido por usinas elevatórias. Com isso, muda de sentido e as águas do rio tietê são bombeadas através dele até as represas de Guarapiranga e Billings. De lá, elas caem serra abaixo até a usina Henry Border, em Cubatão.
- Que negócio é esse de serra abaixo? Você está fazendo piada comigo? Fora daqui!
- Mas… governador…
- Fora! Está demitido!
Apesar do constrangimento, o Governador Luminar deu ordem para que se iniciassem os trabalhos pela parte mais importante, ou seja, a propaganda. Imediatamente os assessores de comunicação do Engenheiro-Economista-Sábio mobilizaram-se.
Segundo nota da assessora de imprensa do Presidente de Nascença, sra. Miriam Cochonne, divulgada em seu programa na Rádio CBN, a nova obra significará a mudança de paradigma do saneamento, da política ambiental, da política educacional, do transporte, do desenvolvimento econômico e da cultura nacional. Ainda segundo a sra. Cochonne, a transposição do Rio Tietê exigirá obras de engenharia de enorme envergadura e complexidade, e que apenas serão possíveis graças à enorme capacidade técnica e gerencial do Grande Engenheiro da Nação que governa o Estado.
Os complexos projetos da obra vazaram para a imprensa e são apresentados abaixo.
Os projetos da obra que vazaram para a imprensa:as linhas vermelhas e amarelas mostram a localização dos novos canais
No mapa, pode-se ver a rede de canais que será construída para transpor as águas do Rio para vários locais da cidade onde há falta d’água devido às dificuldades orçamentárias da SABESP, por conta de sua publicidade no Acre.
A transposição do Tietê beneficiará o Nordeste
Mas o principal benefício da obra é o fato de que a água do Tietê servirá também ao Nordeste do Brasil, mostrando o amor e a generosidade do povo paulista para os nordestinos, como se pode ver no projeto ao que vazou para a imprensa, preparado pela assessoria cartográfica da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.
Na cerimônia de anúncio da obra, transmitida em rede nacional, ao lado de seu assessor para assuntos nordestinos, o sr. Dominguinhos, o Macro-Governador demonstrou todo o seu conhecimento e apreço pela Região Nordeste. Apresentou no mapa os canais pelas quais as águas Tietê seguirão até os estados da região para matar a sede dos famélicos nordestinos. Com isso, o Hiper-Governador pretende fazer com que os nordestinos possam ficar em confortável ociosidade em seus estados de origem, evitando que venham para São Paulo poluir a água do chafariz do Anhangabaú e abaixar a qualidade da educação do Estado.
Em uma singela homenagem ao falecido governador Mário Covas, o Ultra-Governador anunciou que a obra será denominada Complexo de Canais Transpositórios Mário Covas. Também as estações de bombeamento de água, no total de 171, serão chamadas Estação de Bombeamento Mário Covas 1, 2, 3 e assim por diante. Presente na homenagem, o filho do falecido governador, Zuzinha, comoveu-se com o anúncio e ao saber que os canais serão navegáveis e pedagiados. Abraçado ao emocionado filho de Covas, o senador Tasso imediatamente sacou de seu celular e iniciou negociações para a exploração das obras.
A nota desagradável do lançamento foi o amuamento do assessor de imprensa do Multi-Governador, o famoso jornalista Reinaldinho Cabeção. Consta que o famoso colunista magoou-se pelo fato da primazia do anúncio ter cabido à sra. Miriam Cochonne, por razões ignoradas. Mas, após um gesto do governador ordenando-lhe que lhe servisse um café, o sorriso voltou ao rosto do prócer do jornalismo pátrio.
Comentário da Tia Carmela: O Zezinho sempre gostou de brincadeira com água. Uma vez, quando ele era criança lá na Móoca, ele foi com os meninos jogar bola em um campinho que tinha perto do córrego Cassandoca, que ainda não tinha sido canalizado. Quando eles passaram por cima de uma pinguela sobre o córrego, que já era sujo porque jogavam esgoto nele, o Zezinho deu um empurrão no Raimundinho, filho do seu Severino, que era um pedreiro pernambucano que morava lá perto. O Raimundinho caiu naquela água suja e o Zezinho e os amiguinhos dele ficaram rindo e dizendo: agora não falta mais água pra vocês…

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pensamentos

A política é o compromisso permanente de cuidar das pessoas. É o êxodo. É o abandono das acomodações e a partida em busca do bem.

É arte porque liberta, porque fascina.

É ciência porque requer preparo.

Não se improvisa um estadista. Forma-se com o tempo, lapida-se com a experiência humana da tessitura social.
Somos animais sociais.

Desenvolvemo-nos nas trocas de impressões e sonhos. Caminhamos juntos porque não há vagão isolado neste quinhão a que chamamos sociedade.

A política é a mais elevada forma de caridade, dizia Santo Agostinho. É a garantia real da liberdade, afimava Kant, o filósofo do idealismo. É o trabalho em prol dos direitos do homem, da democracia e da paz, propunha Bobbio. Ainda ele: “É com o nascimento do Estado de direito que ocorre a passagem final do ponto de vista do príncipe para o ponto de vista dos cidadãos”.
Cidadãos. Nós todos! Origens, gêneros, classes sociais, ideologias diferentes. Não importam as nossas margens – importa a nossa essência. Fazemos parte da essência humana e não há política correta sem que a dignidade da pessoa humana seja o ponto central. É nesse socialismo que acredito. O socialismo democrático.
Ingressei na política inspirado pelo humanismo integral de Jacques Maritain:
“O homem do humanismo cristão sabe que a vida política aspira a um bem comum superior a uma mera coleção de bens individuais (...) que a obra comum deve tender, sobretudo, a melhorar a vida humana mesma, a fazer possível que todos vivam na terra como homens livres e gozem dos frutos da cultura e do espírito... aprecia a liberdade como algo que há de ser merecedor; compreende a igualdade essencial que há entre ele e os outros homens e a manifesta no respeito e na fraternidade; e vê na justiça a força de conservação da comunidade política e o requisito prévio que levando aos não iguais a igualdade, torna possível que nasça a fraternidade cívica"...

É de Anisio Teixeira, feito secretário de educação da Bahia por Otávio Mangabeira, irmão de João Mangabeira, a assertiva:

"Numa democracia, nenhuma obra supera a da educação. Haverá, talvez, outras aparentemente mais urgentes ou imediatas, mas estas mesmas pressupõem, se estivermos numa democracia, a educação. Todas as demais funções do estado democrático pressupõem a educação. Somente esta não é conseqüência da democracia, mas a sua base, o seu fundamento, a condição mesma para a sua existência."

Amigos, o socialismo crê na heterogeneidade do processo educativo. Não há ninguém burro. As inteligências são múltiplas. Mas não se pode desenvolvê-las sem as condições adequadas... a semente será sempre uma árvore em potência, dizia Aristóteles. É como a gravidez de um futuro, de Clarice Lispector. A escritora das epifanias. A educação é a epifania da sociedade hodierna. Cuidemos do broto para que a vida nos dê flor e fruto, como diz a canção.

Quero voltar ao início: a política é o compromisso permanente de cuidar das pessoas. Então ela não é uma ação egoica, tampouco um projeto de poder pessoal. Cuidar das pessoas permanentemente tem de ser a nossa obstinação. A partir desse alicerce, surgem nossos princípios, projetos e ações.
Na leitura , nos embates filosóficos e, sobretudo na poética cotidiana, aprendi a cuidar das pessoas. Aprendi a ter coragem, porque sem ela as outras virtudes se intimidam. Tenho coragem de lutar por aquilo em que acredito. Tenho coragem de ser sincero. Podem esperar isso de mim. Certamente errarei muitas vezes, mas não por covardia ou hipocrisia. Digo o que penso e luto para convencer as outras pessoas. Mas mudo de opinião por saber que a dialética movimenta a ação correta. Erramos. Acertamos. Vivemos. Que os nossos erros, entretanto, não sejam essenciais. Estes eu abomino, quais sejam: a ausência de ética e de respeito; a perversidade contra o outro, mesmo os adversários. Combatamos o bom combate no campo das idéias. Nada de subsolos. Nada de submundos.
É por isso que estamos aqui. Para um recomeço. Para contemplar uma outra paisagem. A paisagem de um Brasil mais justo. A paisagem da fraternidade socializada, da competência a serviço do bem. Que a inteligência humana ateste que somos capazes de evoluir. E só evoluiremos, de fato, quando a pessoa humana toda e todas as pessoas humanas fizerem parte dessa mesma paisagem.

APRENDI E DECIDI

E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida ”Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pré Sal, um Brasil com rumo!

Já participei de vários debates, encontros e palestras que falaram ou fizeram alguma referência às descobertas de megas campos de petróleo e gás na camada do Pré-Sal.
Inclusive promovi em minha escola uma palestra sobre este tema o atrelando aos temas do novo ENEM.

Bom, muita coisa está por de trás disto que é uma das maiores descobertas de todos os tempos. Muitas polêmicas também. Existem argumentos plausíveis tanto a favor tanto contra a atenção dada ao tema.

Observo que o debate que está posto é se o petróleo encontrado seria capaz de modificar a matriz energética brasileira a tornando menos renovável e com maiores impactos ambientais, o que ocorre com uso desregular de fontes "sujas" de energia. E também se com a exploração de recursos no campo chamado Pré-Sal, com uma profundidade jamais vista, poderia ser capaz de provocar problemas com os ecossistemas existentes naquela região e também futuramente com tremores de terra, e outras conseqüências geológicas.

Não sou nenhum géologo, ou especialista no tema exploração de petróleo, porém opinarei sobre estes questionamentos a partir do ponto de vista prático e cotidiano de um jovem.

Primeiro, sim, a exploração desnecessária de qualquer recurso natural acarreta diversos problemas ambientais, vide a água. Concordo plenamente com as pessoas quando elas questionam se o Brasil passará a dar uma atenção exclusiva ou excessiva para as fontes de energia provida do petróleo e gás (fontes não renováveis e extremamente poluentes). Mas, temos que fazer uma reflexão crítica dos fatos:

Nunca o setor produtivo, os empresários e a mídia deram tanta atenção para isso querendo dizer que o governo não pensa no meio ambiente e sim nos seus interesses próprios. Porém, até os anos 2000 quando o governo brasileiro encontrava petróleo estes mesmo setores não alardearam nada sobre a questão ambiental, então porque agora está nitidamente interessada em ressaltar isto?

Segundo, coloco aqui três grandes interesses dos capitalistas brasileiros neste negócio, um em curto prazo, outro a médio e outro em longo prazo.
O interesse de curto prazo é de desgastar uma das maiores e melhores petrolíferas do mundo que é a Petrobrás, isto porque ela é pública e atende as vontades do povo e não dos setores privados do mundo capitalista.

Já o interesse em médio prazo é fundamental para o projeto destes que governaram o país até 2002, que são as eleições de 2010. Este interesse é claro, existem dois projetos para o Brasil (como já postei no blog), de um lado o da continuação de um projeto nacional de desenvolvimento social sustentável com democracia e distribuição de renda e do outro lado o do retrocesso ao neoliberalismo, ao bilateralismo símbolo da ingestão dos tucanos no país. Neste sentido eles (o poder econômico) não viam nenhum horizonte, apenas esperavam seu próprio fim. Mas, é ai então que surge para eles a alternativa: Marina Silva. Isso foi a maior tacada deles antes das eleições, daí conseguimos entender porque a agenda ambiental "passou a entrar na pauta das organizações do PiG (Partido da imprensa Golpista) (Organizações Globo)". Isso é uma forma clara de tentar tirar voto do projeto de Chico Mendes que é o projeto petista de governo. O mais avançado nas perspectivas ambientais.

E por fim o grande interesse dos golpistas capitalistas que é de se manter no "status-quo" de se manter no poder para sempre.

Temos que explorar esta riqueza de maneira sustentável, limpa e responsável.

Devemos fazer a leitura clara e franca sobre este tema, não podendo ceder a velhos discursos e idéias ultrapassadas, temos que esquecer modelos prontos e reinventar o Brasil todos os dias. Seja na escola, no trabalho, no dia-a-dia, cada brasileiro seja responsável não apenas pelo seu próprio futuro, mas pelo futuro coletivo de nossa nação. Viva o Brasil.

Brasil vai assumir redução em 80% do desmatamento da Amazônia, anuncia Lula

O presidente Lula anunciou ontem (12), durante o seu programa semana de rádio Café com o Presidente, que o Brasil se comprometerá com a redução em 80% do desmatamento da Amazônia até 2020.
O presidente informou que esta proposta será levada à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, em Copenhague, onde se pretende fechar um novo acordo mundial para combater o aquecimento do planeta. Durante a conferência, os 192 países membros buscarão um novo acordo para substituir o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.
Nesta terça-feira (13), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentará a Lula metas ainda mais ousadas, nas quais o Brasil estabilizaria suas emissões de 2020 em valores de 1994, com a redução do desmatamento também em outros biomas, a ampliação do uso de biocombustível e um maior investimento em hidroelétricas.
Em ambos os cenários, o país manteria um crescimento anual da ordem de 4%. Se nada for feito, o aumento das emissões seria de 45%.
Segundo ele, se o Brasil não tomasse nenhuma providência, as emissões cresceriam 45% até 2020. Mas o congelamento será possível se, além de reduzir o desmatamento, forem ampliados o uso de biocombustível e os investimentos em hidrelétricas. A proposta conta com financiamento por parte dos países desenvolvidos.
Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, os países desenvolvidos têm que reduzir até 2020 de 25% e 40% suas emissões de gases estufa (com base no nível das emissões em 1990) para que o aquecimento fique em 2 graus Celsius — uma elevação considerada administrável — e o planeta não sofra consequências mais graves.

Fonte: Site do Partido dos Trabalhadores

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CONAE

Discutir educação no Brasil é muito bom, interessante e importante. Mas, esta discussão está longe das escolas, das universidades e mais ainda do conjunto geral dos estudantes.

Estudantes estes, que tem muitas diferenças: sociais, raciais, históricas, morais, de valores e etc.
Somos uma grande diversidade colocados em um processo unificado.
A Conferência Nacional de Educação (CONAE), convocada e idealizada pelo Ministério da Educação MEC, tem por objetivo unir este complexo emaranhado educacional para discutir e deliberar as diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação.
No estado de São Paulo já tivemos duas etapas, as estapas municipais e regionais e a etapa estadual.

Muitos movimentos políticos e sociais no Brasil contribuíram para a construção de uma concepção ampla de educação. que tivesse a articulação entre os níveis e modalidades de educação com os processos educativos ocorridos fora do ambiente escolar, nos diversos momentos e dinâmicas da prática social.

Sob o argumento de que cabe ao Estado (no sentido amplo e geral, ou seja, o governo e as instituições e a sociedade como um todo) garantir o direito da Educação de qualidade.

Por isso temos que participar e propor novas formas e parâmetros para a construção da educação de qualidade!