quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cuidado com a Gaia... Preservação da vida!


Na Grécia antiga, se tinha grande respeito por Gaia, divindade que representa uma força elementar de vida, que dá sustento e ordem ao mundo. Este ser mitológico é a Grande Mãe-Natureza, que possui dois lados: um frágil e materno, dando vida e confiando a permanência harmônica de filhos/as; e outro a força matriarca que gesta, acolhe, nutre e, muitas vezes, reage diante das intervenções do ser humano.
As agressões das mais diversas formas, físicas e simbólicas, que fazemos contra as pessoas, contra os animais, enfim, contra TUDO o que é Gaia (Natureza), resulta na angústia desta Mãe. É tempo de repensarmos nossas relações com a natureza, com aquilo que somos e de que fazemos parte!
É preciso que todas/os reconheçamos cada sensível ser como detalhe de um só corpo: a Natureza. Faz-se necessário entender que somos linha de uma grande teia tecida ao longo de centenas de milhares de anos. Um processo lento, cuidadoso e generoso.
Por isso é preciso saber que tudo aí, neste mundo capitalista e individualista é fruto da inconsequência de poucos e que esses mesmos poucos agora querem dominar o que temos de melhor: O conhecimento.

Por isso não a privatização do Ensino.
Não a privatização de nossas riquezas e sim a igualdade, a fraternidade e a justiça social!

Fabrício Paz

Nenhum comentário: