sábado, 1 de agosto de 2009

As Conferências DCA's* 2009

* DCA (Direitos da Criança e Adolescente)

Bom, Conferências de Direitos. Forma 68 regionais, duas em cada subprefeitura e duas municipais, sendo uma Lúdica e uma Convencional.

Discutir e deliberar a Politica e o Plano Decenal dos direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo não é uma tarefa facil e barata. As Conferências DCA's 2009 contou com o apoio da Prefeitura Municiapal de um milhão e duzentos mil reais, um gigantesco orçamento, mas também em contra partida com muita má vontade da Secretaria Municiapal de Participação e Parceria.
Foram 6 meses de muito trabalho para comissão central de organização e para o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Nós discutiamos cada detalhe, cada momento que seria este grande e importante evendo para cidade, foi muito bom. Tivemos sérias divergências, debates acalorados, momentos tensos, até parecia que tudo ira desmoronar e o sonho não mais se realizaria. Mas, como um vento impetuoso, bate o reanimo, as pessoas envolvidas, a prefeitura, a sociedade civil na organização resolvem bater nas diferenças e mobilizar o que foi a maior rede de discussão dos Direitos da Criança e Adolescente da historia da America Latina. Mobilizamos cerca de 35 mil pessoas entre adultos, crianças, adolescentes, poder público e sociedade civil em torno das conferencias, todas discutindo a política de proteção e garantia de direitos. Isso foi muito bom!
Tivemos contratempos, mas todos resolvidos. Como lanche atrazado, ônibus que não vieram, muitas coisas ângústiantes, mas todas ultrapassadas pela vontade de fazer muito mais.

A VI Conferência Municpal Lúdica foi marcada pela polêmica: o Filip, um adolescente LA (Liberdade Assistida) compôs a mesa em meu lugar, pois meu ônibus tinha atrazado, mas a polêmica não era pelo fato de ele ser LA, mas pelo que ele falou, esbravejando palavrões, gritos de ordem que faziam os componentes da mesa ficarem receosos e muitas outras coisas.... O Secretario Montoro saiu de lá vaiado, isso foi muito feio. Mas no entanto ocorreu tudo certo, fui oficineiro da Oficina de Protagonismo Juvenil. Lá fizemos uma convenção que mudariamos de nome para Oficina de Participação infanto-juvenil, pois protagonismo é muito individual e restrito já participação amplia o leque, fazendo com que a coletividade das crianças e adolescentes participam dos processos de construção da cidadania.
Lá foram tiradas diversas propostas, eu fui eleito delegado para a Conferencia Ludia Estadual.

AVII Conferência Convencional foi mais polêmica ainda: Neste dia eu cheguei no horário o compus a mesa, lá foi muito legal, todos me paravam e me parabenizavam pela fala. Mas, eu não fui melhor do que ninnguém, só fui eu mesmo, acho por isso que me abriram as portas, recebi vários contatos, os vereadores presentes me deram seus celulares para que eu os contatecem quando precisar e tal, foi muito massa. Depois disto, ficamos das 11:30 até as 16:45 para aprovar o regimento interno, foi polemica muitas coisas, mas graças a Deus ninguem morreu. rsrsrsrs
Aprovamos diversas moções: de repúdui, de aplauso, de indicação e de apoios. Mas esta foi a hora mais tensa, pois um grupo de tumultuadores foram até a frente ficar contando assinatura por assinatura das moções, nossa todos perderam a cabeça até eu chamei uma moça de vaca, ela me insultou ai eu a insultei tambem.

Mas foi muito bom. Falarei mais coisas depois que a Comissão Central de reunir e avaliar...

Até mais

Nenhum comentário: