segunda-feira, 10 de agosto de 2009

“Será que eles também vão ao banheiro?”

A dúvida das crianças e o novo capitulo da novela “Campanha de José Serra à presidência da república”. Por Rogério Mattos Costa, de Madrid, mas muitíssimo bem informado.
Quando eu era pequeno, lembro que ficava pensando de manhã, no que os personagens de uma novela que passava à noite, ”O direito de nascer”, faziam àquela hora quando nós os chamados telespectadores, não os estávamos vendo. Se é que faziam alguma coisa, pois a impressão é que eles viviam num tempo diferente, só no horário em que passava a novela. Curiosidade imensa era saber se eles também faziam xixi e cocô como nós. A mídia golpista brasileira chega a ser engraçada, tragicômica, em sua vontade de manipular a realidade, como se fosse uma novela, na qual eles, os donos dos jornais, das rádios e das TVs fossem os autores do roteiro e os cidadãos, meros telespectadores. Vale tudo para ajudar José Serra, o candidato preferido de todos os jornais e homem de confiança de FHC.
A última invenção de Serra, agora, é a candidatura de Marina Silva, que ela a mídia tanto perseguiu, ofendeu e chamou de “xiiita ambiental”. E que agora, de repente, querem transformar na Joana D’Arc do Brasil.Tal como Collor já foi o “Caçador de Marajás”, Heloísa Helena, a “Verdadeiramente de Esquerda” e Alkimin “O sábio e experimentado administrador” e José Serra “o melhor ministro da Saúde do mundo inteiro”...
Depois de falarem dia e noite só de gripe suína e do Sarney, transformando os jornais da noite em uma verdadeira novela na qual os capítulos com xingamentos se repetem todos os dias, criando uma sensação de tédio e monotonia, a mídia promete agora uma “novidade”: a candidatura presidencial de Marina Silva. A mesma mídia que apoiou o golpe de 64, apoiou a Transamazônica, o “Brasil Grande” e ganhou fortunas durante o regime ditatorial que agrediu o meio ambiente da forma mais irracional que poderia existir, vem agora, dizer-nos que a Marina sim é que seria uma boa alternativa para enfrentar Serra.

Leiam de novo esse artigo de Kennedy Alencar, da Folha de hoje. Embaixo de alguns trechos, faço uma observação.


“A possibilidade de a senadora Marina Silva se candidatar à Presidência da República pelo PV é a única novidade do debate sucessório que desperta esperança de alguma inovação na política brasileira. Tem sido desalentador constatar a pobreza de ideias de nossos principais presidenciáveis.

Para a mídia, Lula é simplesmente um analfabeto e os vinte e cinco milhões de pessoas resgatadas da pobreza por seus programas não são uma “boa idéia” dele e da Dilma, sua candidata. Nem o fato de 1,5 milhões de jovens pobres, negros, índios e pardos estarem agora cursando uma universidade, através aliás das cotas que a mídia e os demotucanos tanto combatem. Também não é novidade nem boa idéia de Lula os milhões que ante eram famintos tendo o que comer, através do Bolsa-Família, que eles,os donos da mídia tanto abominam e chamam de “assistencialismo”. O salário mínimo subiu em seis anos, mais de 100%, valendo agora mais do que 200 dólares.Mas para Kennedy e seus patrões, isso também não é uma ao idéia, nem uma novidade.

Novidade para a GLOBO e a FOLHA é campanha anti-fumo de Serra, tão velha e sem novidade que se baseia numa lei em vigor desde o tempo do Sarney, que eles tanto combatem só agora...
Para a FOLHA não é novidade o fato do Brasil ter pago toda sua dívida externa,ganhando o direito de fazer o que quiser na economia, sem pedir a benção do FMI.O Brasil é a nona economia do mundo e uma das que mais cresce.O real se estabilizou como uma moeda forte. A taxa de juros caiu de 26,5 para menos de 10% mas isso também não é novidade. O país cresce a olhos vistos, não importamos mais petróleo e nos tornamos exportadores. Mas nada disso é novidade.

É muita manipulação, seu Kennedy...

E as pessoas sentem isso...Sentem que vocês fazem isso o dia inteiro: tentam criar uma novela, para que nós, o povo pensemos que é a realidade!
Tanto sentem que as vendas da FOLHA caíram pela metade desde que o Lula ganhou as eleições. E o jornalismo da Globo já está sendo ultraassado pelo da Record, que tem um menor grau de manipulação...

Guardadas as devidas proporções, Marina pode dar ao Brasil um choque positivo semelhante ao de Barack Obama na política americana. Sua eventual candidatura obrigaria os partidos "favoritos" a vencer a eleição presidencial de 2010 a modernizar discursos. E não convém descartar a força de um fato novo em tempos de descrédito da classe política”

Lá vêm o Kennedy com a velha cantilena da ARENA e da UDN! “O quê é Bom para os Estados Unidos é Bom para o Brasil” ...

Faz favor Kennedy! Isso é do século passado!
Nesse caso, Kennedy, a coisa está invertida: o Obama é que é o “Lula” dos Estados Unidos! Embora você e outros colonistas nunca tenham notado antes esse paralelo: primeiro elegemos um operário aqui, depois eles elegeram um negro lá. Mas ambos contra a vontade da mídia. Obama nunca foi o candidato da mídia americana. Uma observação: o que vocês leram acima não foi erro de português nem de digitação. Chamam-se “colonistas” com “o” aos colunistas de jornais que pensam o Brasil fosse vivêssemos em uma colônia dos seus patrões norte-americanos.

Ciro Gomes, ex-ministro e deputado federal, dedicou as últimas semanas a alimentar uma candidatura artificial ao governo de São Paulo. Também jovem político, está caindo numa armadilha de velhas raposas”.

Os petistas estão atônitos com o convite do PV a Marina. Recorrem a apelos sentimentais. Acham que uma conversa com Lula poderá resolver. Parece que Marina já está com a decisão tomada. Tende a deixar o PT pelo PV.”

Quem está atônito com Ciro Gomes são os tucanos e demoniocratas.Freud descobriu em psicologia o que se chama “projeção” , mecanismo no qual uma pessoa tende a projetar na outra, aquilo que está sentido.
Eles sabem que Ciro Gomes em São Paulo, maior estado nordestino do País, seria um candidato imbatível, que dá arrepios nos tucanos. Perdendo para Lula também no estado mais nordestino do Brasil, ficariam numa sinuca-de-bico, perdendo até os empreguinhos no conselho de administração da SABESP...

No entanto, uma postulação presidencial que trate o desenvolvimento econômico como parceiro e não como empecilho pode gerar uma onda verde realista. A capacidade de mobilização via internet contrabalançaria a falta de dinheiro e de tempo no horário eleitoral gratuito. A bandeira ambiental tem apelo suficiente para seduzir jovens que só ouvem falar da crise do Senado”

Vamos reler a frase do Kennedy: “Seduzir jovens que só ouvem falar da crise no Senado”....

Viram isso? Eles fazem o roteiro ruim, falam o dia inteiro de gripe suína e do Sarney ( e que o Sarney é o único nepotista no Senado) e depois reclamam que “os jovens só ouvem falar da crise do Senado”.
E que não existe nenhuma novidade além de Marina vir a sair do PT e entrar no PV que é comandado, exatamente, por Zequinha Sarney, o Sarney Junior...que é seu presidente do diretório nacional...

Faz favor Kennedy, não subestime nossa inteligência...

Tá na cara a tentativa de manipulação....

Vocês do PSDB e do Movimento Cansei, que não levam ninguém às ruas, sonham com multidões de jovens, que possam ser manipuladas pelo twiter e por mensagens no celular...”seduzidos pela bandeira verde”....

Heloisa Helena apareceu na TV, no programa do PSOL. Mais do mesmo: só haveria pilantras em Brasília. Discurso moralista. E uma visão econômica de dar medo.

Numa terra arrasada assim, será um erro ignorar a força de eventual candidatura de Marina Silva. Por ora, tucanos tratam a possibilidade com incrível amadorismo. O raciocínio é que Marina prejudicaria mais Dilma do que Serra. Aécio chegou a dizer que, no segundo turno, Marina estaria ao lado do PSDB.

Aos olhos de hoje, seria muito difícil Marina vencer. Mas, no mínimo, sua candidatura faria um estrago danado na envelhecida política brasileira e um bem ao debate público. Na hipótese de surpresa, pode virar uma terceira via no duelo fratricida entre PT e PSDB”.

Ou seja, a mídia e Serra querem a candidatura de Marina, mas não seria uma candidatura para valer, apenas mais uma forma dela poder ajudar Serra, fazendo talvez muito melhor um papel que na eleição passada, a mídia e o PSDB escreveram para Heloísa Helena, que hoje eles descartam como uma artista que envelheceu,ficou sem publico e não serve mais para o papel de “mocinha” nas novelas que essa mídia manipuladora cria e recria, com enorme semelhança entre seus roteiros.

Dividir para governar, é a velha máxima do império norte-americano.

A mídia e o PSDB subestimam Marina Silva.Acham que ela está à venda e que eles podem comprá-la como fizeram com Heloísa Helena e com jornalistas e marqueteiros que eles tão bem sabem “seduzir”.
Esquecem não só que Marina é uma das fundadoras do PT, mas um quadro político culto, experiente e maduro. E muito sério. Uma pessoa sem vaidade, sem estrelismo, de origem extremamente pobre e de infância muito sofrida.E que tem o governo do Estado do Acre ou num ministério, com muito mais força do que sob Lula, uma perspectiva muito concreta. E que não se prestaria nunca a um papel de boneco, de fantoche de Serra, aliado de José de Anchieta, governador de Roraima e dos arrozeiros.

Ela e seus companheiros do movimento ambientalista realmente autêntico e engajado sabem bem quem são os inimigos do meio ambiente, dos povos da floresta e qual foi o governo que, embora não tenha feito tudo o que era possível fazer, fez muito pela agenda ambiental. Mais que qualquer outro aliás.
Ela sabe de que lado ficaram José Serra, FHC e todos os tucanos e domoniocratas na questão da demarcação das terras indígenas. Ela e seus companheiros sabem qual foi o governo que mais deu condições à polícia federal para agir contra os devastadores da mata, contra as madeireira ilegais, contra os poluidores de rios.

Marina sabe de tudo isso.

E sabe de muito mais, que ainda a veremos dizer e fazer durante a próxima campanha eleitoral onde se enfrentarão de um lado a oportunidade de continuar avançando e de outro uma proposta política voltada ao atraso, ao retrocesso e a manipulação da opinião publica por uma mídia irresponsável.
Que defende abertamente uma candidatura que vai tão mal que precisa de ser reforçada por notícias polêmicas, destinadas a retirar o caráter plebiscitário da eleição presidencial e reduzir o antagonismo a questões muito mais secundárias como se deve-se fumar ou não em locais públicos, questão que está resolvida, aliás, desde o tempo que Sarney foi presidente, quando foi promulgada essa lei.

A intenção de uma candidatura ao Palácio do Planalto com eixo ambiental é interessante. Vender uma migração do PT para o PV como tentativa de elevar o padrão moral, digamos assim, soa a engodo.

Convém lembrar a Marina que o PV está cheio de políticos fisiológicos e com processos judiciais. O deputado federal Zequinha Sarney (MA), filho de José Sarney, é um dos caciques da legenda. A prestação das contas eleitorais do PV não difere muito das de outras siglas. Teve empresa fantasma dando notas frias para o partido justificar suas contas.”

O pior de tudo é que o próprio Kennedy Alencar admite e reconhece que tudo isso vai cheirar a manipulação...
E nesse ultimo trecho, tentando eximir-se da falcatrua de que participa, levanta ao final de seu artigo a questão. Dá a impressão que ele está dizendo a quem o mandou escrever esse artigo algo como: “Chefe, a coisa não é tão simples assim. Mas vamos tentar. Afinal, pior do que está pro Serra, não pode ficar...” É que para Kennedy, também não é “novidade” nem “boa idéia” que as contas do PSDB na Suíça não terem apenas sido identificadas, mas estarem desde sexta feira, devidamente bloqueadas e os últimos que movimentaram essas contas, tentando evitar o bloqueio, devidamente identificados pela justiça daquele país e a esta altura, pela Interpol e pelo Ministério Publico Federal de São Paulo.

Nenhum comentário: