terça-feira, 7 de julho de 2009

Dilma corrige currículo Serra não corrige o dele


Saiu na Reuters:

Dilma Rousseff admite erro em currículo
terça-feira, 7 de julho de 2009 14:12
RIO (Reuters) – A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu nesta terça-feira que não concluiu os cursos de mestrado e doutorado em Ciências Econômicas na Unicamp, apesar de a informação constar em seu currículo no site do ministério.
Dilma, pré-candidata à sucessão presidencial, afirmou que concluiu todos os créditos dos dois cursos, porém alegou que não teve tempo hábil para defender as respectivas teses porque as funções públicas que ocupava não lhe permitiram.
Reportagem da revista Piauí questionou o currículo de Dilma divulgado pela Casa Civil.
“Eu fiz doutorado em 1997 e 1998, concluí todos os créditos, eu tinha um prazo para fazer a tese. Enquanto não me jubilarem eu sou doutoranda”, disse Dilma a jornalistas após cerimônia no Rio de Janeiro.
A ministra disse que havia um erro nas informações divulgadas pelo Sistema de Currículo Lattes, que mostrava que ela cursou ciências sociais.
“Aquela ficha do Lattes era de 2000. Eu era secretária de Minas, Energia e Telecomunicações (do Rio Grande do Sul). Eu não tinha mais nenhuma vida acadêmica. Eu era doutoranda porque eu não tinha sido jubilada, era doutoranda”, acrescentou.
“Ao que me parece, eu fui jubilada (da Unicamp) em 2004 mas não fui comunicada”, disse, acrescentando que tem interesse em concluir o doutorado.
Depois do questionamento da imprensa, o site oficial da Casa Civil informa que ela é formada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi aluna de mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp, “onde concluiu os respectivos créditos”.

Há uma diferença importante entre as duas situações.O currículo de Dilma estava anabolizado.

Ela não defedendeu tese, portanto, não era Doutora em Economia.

Ela é economista, mas não é doutora em Economia.

E pode proclamar-se economista.

Tratava-se, porém, de um erro lamentável: informar ao site da Presidência da República o que não era verdade.

Outra coisa, mais grave, é o que acontece com o Zé Pedágio.

Ele se apresenta como economista.

Ele informa à Justiça Eleitoral que é economista.

E não é economista (aliás, não deixe de votar na enquete ao lado).

Ele pode até saber algumas coisas de Economia.

Sobre câmbio, por exemplo, ele sabe sobre câmbio o que todo mundo sabe.

Sobre juros, por exemplo: ele é contra a política do Banco Central.

Ele e a torcida do Flamengo.

Minha mãe, também foi ótima economista.

Com o salário de barnabé de meu pai, educou três filhos (e bem !).

Como se sabe, ninguém precisa de diploma para ser jornalista, economista nem advogado.

Se o Gilmar Dantas (*) fosse corajoso mesmo, dispensava o diploma para exercer a profissão de advogado e de economista.

Só que o Serra não tem o diploma de economista.

Sobre isso, o PiG (*) não diz nada.

Nem o Serra.

E os dois – Serra e o PiG (**) – acham que o Serra é um “economista competente”.

Se não fosse o PiG (**) , esses tucanos de São Paulo, na Dutra, não passavam de Resende …

Paulo Henrique Amorim


Nenhum comentário: