sexta-feira, 3 de julho de 2009

ECA 19 anos

Falar do ECA é falar em vida, é falar em perpetuação da espécie. Eu nasci dois anos depois do que o ECA, porém pude aprender na prática como é importante para mim esta lei. Sempre morei em bairro periféricos, estudo em escola pública e percebo que a cada dia os direitos das crianças e adolescentes são mais violados. O ECA faz 19 anos e com ele a esperança de um mundo novo, pois quando dizem que somos o futuro da nação esquecem que antes de tudo vivemos o hoje, vivemos o agora. Por isso, precisamos de educação de qualidade, de saúde, de moradia, de lazer e acima de tudo de convivência familiar e comunitária. E é isto que diz o ECA, ele garante que tenhamos tudo isso aí.
Porém, a algum tempo, desde que comecei a entender o que é esta lei, observei que existe um movimente contrário a de construir um mundo melhor nestas condições, vejo que tem pessoas a dizer que lugar de criança e adolescente é na escola não com o intuito educacional do processo de desenvolvimento, mas no sentido de privarmos do direito de brincar, de lazer, de ir ao parque e de ir e vir. Isso está bem claro no sentido de que existem pessoas e policiais que estão com a política de abordar adolescentes depois das dez horas na rua. Outra coisa também é que depois de 19 anos de tentar implementar uma lei de tanta importância para o país, gestores que não fizeram a suas lições de casa querem reduzir a maior idade penal. Isto é um tema muito polêmico para sociedade, pois boa parte dela não vive a mesma realidade que nós adolscentes vivemos nas ruas, nas escolas, nas casas de abrigos e etc... É momento de repensar como se faz política para criança e adolescente no Brasil, é necessário nos dar a voz e a vez para decidirmos como será feira esta política, disse certa vez que para resolver não é punir, é educar e construir, ou seja, não precisa de mais Fundação Casa, ou cadeia como querem alguns, nos dê educação, nos dê o direito de sermos felizes, de brincar, de sorrir. Não queremos pouco, o mínimo, queremos o Brasil, não somos o futuro? Então queremos muito mais!
Não consigo entender como tem pessoas que dizem: "O ECA é para proteger vagabundo".
O Estatuto foi criado para proteger o país de si mesmo, pois esta geração não poderá se perder se tiver acesso a tudo que o ECA nos garante. Uma criança escrava é o pouco trabalho que se tem para um mundo de novos sonhos, um sonho perdido de ser policial para ser vendedor de doces nos faróis é o sonho perdido de uma geração que não atingiu seus objetivos e mais uma lágrima de uma criança violentada é o choro da almada humanidade.
Por isso, viva 19 anos de lutas e conquistas, viva a esperança de uma nova história, feito pela tinta da pureza e da ousadia de nós crianças e adolescentes do Brasil.

Nenhum comentário: