“Suborno e fraudes não são apenas crimes e desvios que devem ser punidos. São ações diretas contra o bem estar de cada um de nós, que ferem nossos direitos mais elementares. Não é difícil perceber. Basta parar para pensar.” (Introdução da matéria na revista Atualidades 2009, Editora Abril, Página 102)
Será Mesmo?
Novamente a revista coloca os interesses capitais acima dos interesses sociais, pois bem, a corrupção sim é um crime que atinge o bem estar da população, que atinge os direitos elementares como eles dizem, porém um crime que é bem pior do que este é o descaso com a educação, com a saúde pública e estes não têm espaço nestas edições da editora Abril, pois 90% do sistema de saúde e educação em nosso estado é administrado pela máfia que governa este estado a 16 anos e que inclusive só tenho esta revista pois as escolas estaduais recebem, porque o governo fechou contrato com esta empresa. Portanto, alguém que vem falar em ética tem que no mínimo praticá-la.
Ética: Voltando ao assunto, com toda convicção devemos ser contrários a esta prática que não tem origem nos palácios ou nos governos, mas tem sua origem em casa, nos valores familiares. Por exemplo, um pai fala a vida inteira para o filho que é feio e errado tirar o que é dos outros, mas quando vê um aparelho celular no chão não faz questão de ligar para algum número dos contatos para devolvê-lo e justifica para este filho dizendo: “Está na rua não é de ninguém.” estar praticando um ato de corrupção e este filho ser for ELEITO deputado ou outro cargo público vai dizer: “Esse dinheiro não é de ninguém mesmo.” Portanto, a corrupção começa em casa, no lar, onde são construídos os valores não com palavras, mas com a prática da honestidade.
Costumo dizer que a corrupção seja a mais grave das condições dos brasileiros, porém ela não se encontra apenas no Congresso Nacional ou no governo, mas aqui no principio de todas as eleições. Lá existe e deve ser combatida com punição, porém tem um ditado popular que diz: “Não adianta remediar, o melhor é prevenir”. Como prevenir a corrupção?
Cultura, educação pública universal e de qualidade e garantia da democracia participativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário